Friday, May 6, 2011

Bairro Gracia

Este bairro, antiga vila de Grácia, é um bairro essencialmente boémio. Por um lado parece que nem pertence a Barcelona: ruas mais estreitas, casas baixinhas, muitas praças e esplanadas, bares, lojas pequenas sem marcas conhecidas, mas onde se encontram pequenos tesouros (que às vezes valem grandes fortunas). Parece idílico, não é verdade?

Vejamos as principais características:
  • Bairro algo antigo, pelo que muitas das casas não têm elevador. As ruas são estreitas pelo que o estacionamento pode ser uma dor de cabeça e viver nos andares mais baixos significa menos luz.
  • Ao ser um bairro com ruas muito estreitas e grandes praças, o serviço de transportes não é tão bom como noutros bairros. Há alguns autocarros de bairro, daqueles pequeninos tipo as Ecovias de Coimbra ou as Bertinhas de Ponta Delgada, mas não sei bem que percurso fazem nem com que frequência. Em relação ao metro, ou Diagonal (L3/L5) ou Fontana (L3). Quem viver num dos extremos superiores, pode ainda optar por Joanic (L4). 
  • Uma vez mais, ao ser um bairro caracterizado pela vida boémica, pelos bares e restaurantes, é um sitio com tendência a ser ruidoso. Os bares fecham às 3h e agora com a proibição de fumar dentro dos estabelecimentos, é moda acumularem-se pequenos grupos de pessoas à porta a fumar. 
  • Outro dos grandes inconvenientes é o tema "supermercado". O bairro está ladeado por uma avenida, Gran de Gracia (onde se encontram todo o tipo de lojas convencionais, como Miró, por exemplo) onde de facto há um Opencor e um Consum. Na C/ Verdi há um Suma. Quem viver do lado direito, junto à "fronteira" com o Eixample tem a vantagem de poder acudir à quantidade inusitada de supermercados aí existentes. 
  • Em questões de serviços, há uma estação de correios perto do Metro Fontana, há bastantes farmácias, e comércios diversos no eixo Gran de Grácia/Travessera de Grácia.
  • Lazer: como já disse, bares não faltam! Todos tipos de populações: adultos, jovens, crianças que correm nas praças até à 1h da manhã enquanto os pais bebem umas cañas nas esplanadas, you name it! A biblioteca municipal tem a vantagem de estar aberta até de madrugada (para quem não gosta de estudar em casa é bom). Há um ginásio Dir e um ginásio municipal, mais acessivel. 
Se eu fui feliz enquanto vivi em Grácia? Fui! tinha uma casa com elevador e vivia num 4º andar (com a sorte do prédio da frente só ter 3 andares), mas não viveria lá para sempre. O problema da circulação, por exemplo, dava comigo em doida. Quando quis fazer a mudança de casa foi uma dor de cabeça para o homem da carrinha conseguir parar de modo a que outros carros pudessem passar. Por outro lado, se me deitava cedo aos fins-de-semana, sistematicamente acordava às 3h00/3h30, com pessoal aos berros a voltar para casa.

Ah! Outro detalhe, entre o metro Diagonal e a Pl. Vila de Gracia há uma churraria aberta a noite inteira. Para quem tem fome fora de horas, é delicioso! :)

2 comments:

.:GM:. said...

Era para estar em Barcelona no próximo fds. Afinal vou e venho na sexta-feira devido a mudança de planos para o fds. É pena. :-/

.:GM:. said...

Foste marcada... peço desculpa... ou não ;-) http://l8motive2.blogspot.com/2011/05/desafio-literario.html :-P