Normalmente quando começamos a pensar para onde queremos ir de erasmus, a primeira pergunta que nos colocamos é: "e o que é que eles falam lá?". Todos vamos com o espírito de conhecer pessoas novas, lugares novos, uma língua nova, mas a verdade é que facilita muito estar num sítio onde entendemos os "locais", nomeadamente porque convém fazer algumas cadeiras.
Barcelona é um destino atractivo por diversas razões (ócio, localização, fama, ...), mas a maior parte das pessoas esquece-se que a língua principal é o catalão. Oficialmente as duas linguas coexistem pacificiamente, o espanhol e o catalão, mas fruto das políticas educativas e do factor social [que será tratado noutro dia], o catalão tem ganho uma força dominadora. Significa isso que cada vez mais as aulas são dadas em catalão, que as pessoas falam catalão entre si e que a tendência será a intensificação desse fenómeno. Mas calma! Vamos por partes.
1. Catalão no âmbito académico.
Para os que vão para a UB, a grande maioria das aulas é dada em catalão, no entanto nos programas curriculares de cada faculdade, vem sempre assinalado que cadeiras são dadas em espanhol. Normalmente as cadeiras obrigatórias com várias turmas têm sempre pelo menos uma na lingua de Cervantes. Para os que acham que vão ter aulas em inglês, desenganem-se. A probabilidade é infíma. O nível de inglês é muito baixo, os alunos têm dificuldade em seguir e a tendência é responder em espanhol/catalão. Na UAB sei que são um bocadinho mais abertos e há mais aulas em espanhol. Na UPC não faço ideia. É uma questão de consultarem os programas.
"E os exames?" perguntam vocês. Há duas línguas oficiais, portanto vocês podem falar/responder em espanhol ou em catalão. Sem qualquer tipo de problemas. Eu tive sorte e apanhei alguns professores que me deixaram escrever em português. Eu no ano passado deixei alguns alunos erasmus escrever em inglês e tive um professor que aceitava exames em francês e italiano. Não há nada como ir falar com o professor. Se ele vos vir realmente interessados, tende a ser mais compreensivo.
2. Catalão na rua
As pessoas são geralmente compreensivas. Se vos virem esforçados e estrangeiros, mudam logo para o espanhol. Os catalães são fechados mas são cordiais, apenas não suportam os turistas que vão para Barcelona gastar dinheiro em álcool e prostituição.
3. Aprender catalão
Este assunto dará um "post" só por si, mas sucintamente posso-vos dizer que as universidades em geral oferecem cursos. Um antes de começarem as aulas (logo no início de Setembro) e depois os vários módulos ao longo do ano. São gratuitos e ajudam muito. Eu fiz esse inicial intensivo antes de começar as aulas. O catalão é uma mistura de francês, espanhol e português, portanto quem tiver bom ouvido para linguas, passa a entender o essencial num instante.
No comments:
Post a Comment