Para trabalhar em Barcelona são precisas 3 coisas:
- NIE
- Nº segurança social
- Dependendo do tipo de contrato, certificado de residencia fiscal.
O Nº de Segurança social é um instantinho. Fotocópia do NIE, BI e já está. Podem fazê-lo num destes sítios. Eu fui à de Travessera de Grácia, às 9h da manhã, às 9h30 já estava a tomar o chá da manhã.
Certificado de residência fiscal: depende do contrato que fizerem. Contrato por prestação de serviços não requer isto, mas outros sim. Neste caso, terão que demonstrar que estão a viver em Espanha há mais de 6 meses. Como é que provam isso? Matrícula da universidade (com datas, sempre tudo com datas), contrato de arrendamento, inscrição no municipio (empadronamiento), movimentos bancários nos últimos 7 meses, recibos do ginásio, das aulas de piano ou gastronomia. Têm que reunir uns quantos documentos que são necessários e que demonstram que estiveram cá.
Para que serve este certificado? Quando nos pagam o salário, uma percentagem é descontada para a segurança social, e outra são impostos (IRPF). Geralmente, em salários baixos é um 2%. No entanto, sem o dito certificado (e sempre dependendo do tipo de contrato), o desconto pode subir a 25%. Sim, 1/4 do vosso salário.
Como consegui-lo? É preciso ir a uma agência tributaria (hacienda!) (ou seja, Finanças locais). A oficina central é na Plaça del Doctor Letamendi, 13-23. Aí, há um balcãozinho (abençoado) só para estrangeiros. Nas informações dão-vos uma senha se não se entenderem com a máquina. Certifiquem-se que a direcção que dão é a mesma que está na folha do NIE. Se não for, terão que fazer [outra] fila para mudar (de forma gratuita e sem necessidade de documentação adicional). O certificado demora 10 dias e chega a casa por correio.
Caso precisem de tirar fotocópias, desçam Enric Granados. Do vosso lado direito, na esquina com Consell de Cent há uma tabacaria que tem fotocopiadora.
Pode parecer um mundo, mas eu em menos de 2h fiz isto tudo - e não tinha fotocópias feitas.
No comments:
Post a Comment