Saturday, May 24, 2014

Estar doente em Barcelona

E se adoecemos? Que opções temos?

Em primeiro lugar, eu recomendo sempre fazer o cartão europeu de saúde antes de vir. Dá jeito. Para se ser atendido num centro de saúde é necessário ter o cartão de saúde local (ver aqui como obter). Se não tiverem direito à TSI, então têm o cartão europeu de saúde. Todos os centros de saúde públicos (CAP) estão obrigados a atender-vos. Insistam se for preciso. Com o dito cujo podem dirigir-se a qualquer centro de saúde (CAP) e ser vistos nas urgências. Em principio só não podem é ter médico de família. Não é preciso pagar nada, nem no momento nem posteriormente.

Podem também - evidentemente - ir ao hospital, mas nem todas as doenças são urgentes. Ir ao hospital por ter tosse, febre ou dor de ouvidos é meio caminho para perder o dia. O nosso e o dos médicos da triagem que vão acabar por vos mandar para um CAP.

Sobre os CAPs: como em todo o lado, há pessoas mais simpáticas e pessoas menos simpáticas. Eu sempre fui extraordinariamente bem atendida no CAP de Les Corts (o que está no recinto da maternidade). Na única vez que fui ao da C/ Manso idem. Já no que está no Pg. de Sant Joan nem tanto, a médica que me viu  - tinha uma otite - recomendou-me água oxigenada. Porém, a vantagem de ir com o cartão europeu é que vocês podem ir a qualquer CAP que vos apeteça. Seja ou não o da vossa área de residência.

Se a urgência for da área da ginecologia, então recomendo uma ida directa ao hospital, neste caso a Maternitat (pertence ao Clinic) e está no recinto da maternidad em Les Corts (está assinalado à entrada). Há centros de saúde que não têm área de ginecologia, como o da C/ Bonanova, em Sarrià, e remetem-vos para o centro de alguma coisa da mulher que demora 7-10 dias a marcar consulta. Na Maternidad (que apesar de assim se chamar atende não grávidas) podem ter que esperar, mas funciona bem. Uma das médicas é portuguesa e tudo!

No comments: